Páginas

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Como escolher o curso ideal?

Olá Vestibalera, tudo bem?

Nesse primeiro post do Vestiba Dicas vou falar um pouco sobre como escolher o curso ideal. Sabemos que escolher o que fazer de nossas vidas não é tarefa fácil, é preciso autoconhecimento e prudência na hora da escolha.

Falo isso por experiência própria, já acabei me enganando várias vezes sobre qual curso prestar para o vestibular. Só para vocês terem uma ideia, houve uma época em que eu queria fazer Biomedicina por causa de algumas matérias do curso, mas acabei desistindo de prestar vestibular porque o curso não tinha nada em comum com minha personalidade.



Depois de tanto pesquisar sobre os possíveis cursos que eu queria fazer (Direito, Arquitetura, Marketing, Jornalismo, Comunicação Institucional e Letras) finalmente encontrei o curso ideal - Gestão da Informação. Não foi fácil e nem rápido esse processo que consistiu em fazer muitos testes vocacionais, falar com professores e estudantes da área, fazer inúmeras listas comparando minhas habilidades com as requeridas para fazer os cursos... enfim, demorou bastante tempo até que eu encontrasse o curso ideal.

Para ajudar vocês nesse momento tão difícil vou postar dicas e sites que foram muito uteis para que eu encontrasse minha vocação.


1° DICA: Faça uma lista com todos os cursos que você gostaria de fazer e pesquise sobre eles;

2° DICA: Conhecer-se – Faça uma lista sobre os traços de sua personalidade e habilidades extracurriculares;

3° DICA:  Visite Universidades;

4° DICA: Identifique seus pontos fortes e fracos. Em seguida, procure associá-los às profissões que você pretende seguir;

5° DICA: Procure um Orientador Vocacional - para se sentir seguro com uma escolha que já foi feita ou mesmo para receber ajuda desde o início do processo, com o reconhecimento de suas aptidões.

6° DICA: Escolha com calma.

QUER FAZER TESTES VOCACIONAIS ONLINE?

Site Giro de Profissões

Site da Revista Veja

Site do Guia do Estudante


FICOU CURIOSO PARA SABER COMO É O CURSO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO?





Boa Sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário